Salmo ao começar a manhã


Ao tocar a luz do dia, meus olhos, senhor,
Meu coração levanta-se para Ti, procurando o Teu olhar.
Escuta as palavras de quem sente a vida de novo,
E está atento, Senhor: sê próximo à minha mão aberta.
Dá resposta à minha pergunta; ajuda-me na minha inquietude,
Tu que és o meu Senhor e o meu, em quem confio.

A Ti abro o meu ser, minha vontade de viver, meu despertar:
De manhã, nas tuas mãos deposito os meus medos e ilusões;
De manhã, nos teus olhos ponho a pureza e sinceridade da minha procura;
De manhã, no Teu caminho quero dirigir os meus passos.
Ouve a minha voz, Senhor, Tu que és bom e compassivo
E alenta a minha vida que procura em Ti luz e calor.

Olha, Senhor, meu coração de pobre,
que como um pardal procura abrigo nas Tuas mãos;
toma o meu barro e modela segundo os Teus projetos
que tens para mim neste dia.
Quero estar diante dos Teus olhos e deixar-me penetrar pelo Teu olhar;
Diante dos Teus olhos, Senhor, sinto-me pequeno e frágil.
Derrama, ao começar a manhã, a Tua ternura e a Tua bondade
Para que o meu coração se sinta forte e corajoso.

Senhor, afasta do meu caminho o mal que me cerca
E não deixes que neste dia a mentira tome posse de mim;
Dá-me mansidão e humildade para que o meu coração, Senhor,
Não seja hoje violento nem faça jogo sujo com ninguém.
Confio na abundância do Teu Amor e caminho para Ti,
Convicto de que me acolhes na Tua casa.
Faz, Senhor, que caminhe hoje na Tua presença e que tema afastar-me de Ti.

Guia-me, Senhor, Tu que és bom e santo;
Guia-me até à luz e que caminhe como filho da luz;
Guia-me e aplana o meu caminho para que seja fiel à Tua Lei.
Que o Teu caminho, Senhor, seja hoje a paixão do meu coração jovem,
E que o Teu Espírito Santo me ajude em cada passo.
Que a minha boca, Senhor, seja hoje a expressão do meu interior;
Que as minhas palavras arranquem do profundo e sejam verdadeiras.

Senhor, dá-me um coração limpo para Te poder ver;
Senhor, dá-me um coração de pobre para que viva hoje o Teu Reino;
Senhor, dá-me um coração misericordioso para que derrame misericórdia;
Senhor, dá-me um coração cheio de paz para que seja Teu filho;
Senhor, dá-me um coração que tenha fome e sede de justiça
Para que seja saciado e faça a Tua vontade;
Senhor, dá-me um coração manso para que possua a terra.
Que meu coração se alegre e rejubile hoje,
Porque tudo espero de Ti, Senhor meu Deus.

A Ti me acolho, Senhor, ao começar o dia: protege-me.
Em Ti ponho a minha confiança como uma criança na sua mãe: ajuda-me.
A Ti abro os meus projetos e os planos deste dia: acompanha-me.
A Ti ofereço o que sou e o que tenho: acolhe-o.
A Ti, que és o Deus da vida, peço-te força: anima-me.
Meu coração ama-Te e, cheio de gozo, exulta em Ti.

Bendiz-me, Senhor, e guia-me pelo caminho justo;
Como um grande escudo defendei-me, sede a minha fortaleza.
Que as Tuas asas, Senhor, me abriguem e guardem
Enquanto eu vou vivendo o dia que hoje me entregas.

                                                           (Salmo 5)

Comentários