Salmo 85 (86)


1 Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e atendei-me, *
porque sou pobre e desvalido.
2 Defendei a minha vida, pois Vos sou fiel, *
salvai o vosso servo, que em Vós confia, ó meu Deus.

3 Tende piedade de mim, Senhor, *
que a Vós clamo todo o dia.
4 Alegrai a alma do vosso servo, *
porque a Vós, Senhor, elevo a minha alma.

5 Vós, Senhor, sois bom e indulgente, *
cheio de misericórdia para com todos os que Vos invocam.
6 Ouvi, Senhor, a minha oração, *
atendei a voz da minha súplica.

7 No dia da minha aflição por Vós clamo, *
porque sei que me escutais.
8 Não tendes igual entre os deuses, Senhor, *
nada há que se compare às vossas obras.

9 Todos os povos que criastes virão adorar-Vos, Senhor, *
e glorificar o vosso nome,
10 porque Vós sois grande e operais maravilhas, *
Vós sois o único Deus.

11 Ensinai-me, Senhor, o vosso caminho, *
para que eu ande na vossa presença.
Concentrai todo o meu coração *
no temor do vosso nome.

Louvar-Vos-ei de todo o coração, Senhor meu Deus, *
e glorificarei o vosso nome para sempre,
13 porque tem sido grande a vossa misericórdia para comigo *
e livrastes a minha alma das profundezas do abismo.

14 Meu Deus, os soberbos levantam-se contra mim, *
a multidão furiosa atenta contra a minha vida †
e não Vos tem presente diante dos olhos.
15 Mas Vós, Senhor, sois um Deus bondoso e compassivo, *
paciente e cheio de misericórdia e fidelidade.

16 Voltai para mim os vossos olhos *
e tende piedade de mim.
Dai força ao vosso servo, *
salvai o filho da vossa escrava.

17 Dai-me um sinal da vossa benevolência, *
para que os meus inimigos, cheios de vergonha,
vejam que Vós, Senhor, me socorrestes
e me consolastes.

(Salmo 85 (86))

Comentários