segunda-feira, 1 de abril de 2013

Páscoa - O Túmulo Vazio


Leitura - Do Evangelho segundo S. João (20, 3-9)

Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo ver o que se passava. Iam a correr juntos, mas o outro discípulo correu mais que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Inclinou-se para ver e reparou que as ligaduras estavam no chão, mas não quis entrar. Logo a seguir chegou Simão Pedro. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver as ligaduras no chão e o pano que cobria a cabeça de Jesus dobrado a um canto e não misturado com as ligaduras.
Depois entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro. Viu e acreditou. Na verdade ainda não tinha entendido a Sagrada Escritura, segundo a qual Jesus havia de ressuscitar.

Comentário

Foi como se no túmulo de Jesus tivesse havido uma explosão: o túmulo ficou vazio. Simão Pedro e João presenciaram tudo isto: João foi o primeiro a chegar, a ver e a acreditar.
Que nós também acreditemos. que aceitemos este testemunho que nos vem dos apóstolos e acreditemos firmemente que, com a ressurreição de Cristo, a morte foi definitivamente vencida, derrotada.
Saímos dos nossos túmulos, isto é, dos nossos desânimos, das nossas tristeza, dos nossos desesperos. Acreditamos, que unidos a Cristo, venceremos a vida.

Oração

Senhor, que sejamos fortes para sair da tristeza para viver numa atitude permanente de alegria.

Sem comentários: