Páscoa - O Céu


Leitura - Dos Actos dos Apóstolos (1, 6-11)

Uma vez quando os apóstolos estavam reunidos com Jesus, perguntaram-lhe:
- Senhor, será que vais restaurar o reino para o povo de Israel?
Jesus respondeu:
- Não vos pertence a vós saber a ocasião ou o dia que o Pai fixou com a sua autoridade. Porém, recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaraia, e até aos lugares mais distantes do mundo.
Depois de ter dito isto, foi elevado ao céu, à vista deles, e uma nuvem encobriu-o, de modo que já não o viram mais. Eles continuavam com os olhos fixos no céu, depois de Jesus se afastar. Nisto, apareceu junto deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram:
- Galileus! Por que estais aí parados a olhar o céu? Este mesmo Jesus que vistes afastar-se de vós para o céu, voltará da mesma maneira que agora o vistes subir.

Comentário

Jesus Ressuscitado desaparece da vista dos seus discípulos. E estes ficam muito tristes, a olhar saudosamente para o céu. Mas os mensageiros acordam-nos, porque é preciso levantar-se e ir continuar a obra de Jesus.
Seguiram para a cidade de Jerusalém, onde se reuniram à espera da vinda do Espírito. É que, antes de irem pelo mundo anunciar a Boa-Nova, necessitam da força do Espírito.
Nós, apesar de termos os olhos fixos no céu, que é a nossa pátria definitiva, estamos atentos ao que há para fazer neste mundo. Somos Cristãos activos, empenhados, comprometidos.

Oração

Senhor, que a esperança na cidade futura, o céu sirva de motivação para um maior empenho cristão.

Comentários