Páscoa - As Mãos e os Pés


Leitura - Do Evangelho segundo S. Lucas (24, 36-43)

Estavam a contar coisas, quando Jesus apareceu no meio deles e disse:
- A paz esteja convosco.
Assustaram-se e ficaram cheios de medo, porque pensavam que era um fantasma. mas Jesus disse-lhes:
- Por que é que vos assustais, e por que têm tantas dúvidas a meu respeito? Olhai para as minhas mãos e para os meus pés. Sou eu mesmo. tocai-me e vede, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
Ao dizer isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas até lhes custava acreditar, tão cheios de alegria e de admiração eles estavam! Então Jesus perguntou-lhes:
- Tendes aqui alguma coisa para comer?
E a ele deram-lhe uma posta de peixe assado, que comeu à vista deles.

Comentário

Jesus Ressuscitado insiste com os seus que não é nenhum fantasma ou coisa semelhante. Ele é a mesma pessoa que tinha estado com eles, só que com uma vida nova, diferente, gloriosa.
Por isso lhes disse: vede e tocai nas minhas mãos e nos meus pés. E como se não bastasse, comeu com eles uma posta de peixe. Tudo isto para dizer que o Ressuscitado, mesmo sem se ver, é uma pessoa.
Nós queremos aceitar este desafio que nos é posto pela fé:
Mesmo sem o vermos, Jesus é uma pessoa que está no meio de nós, numa presença tão real como a do amigo que connosco convive.

Oração

Senhor, que sejamos hoje as mãos e os pés de Jesus,  ajudando e indo ao encontro dos nossos irmãos.

Comentários