Salmo 50(51)





Compadecei-vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,*
pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade *
e purificai-me de todas as faltas

Porque eu reconheço os meus pecados *
e tenho sempre diante de mim as minhas culpas.
Pequei contra Vós, só contra Vós, *
e fiz o mal diante dos vossos olhos.

Assim é justa a vossa sentença *
e recto o vosso julgamento.
Porque eu nasci na culpa *
e minha mãe concebeu-me em pecado.

Amais a sinceridade de coração *
e fazeis-me conhecer a sabedoria no íntimo da alma.
Aspergi-me o hissope e ficarei puro *
lavai-me e ficarei mais branco do que a neve.

Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria, *
e estremeçam meus ossos que triturastes.
Desviai o vosso rosto das minhas faltas *
e purificai-me de todos os meus pecados.

Criai em mim, ó Deus, um coração puro, *
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais repelir-me da vossa presença *
e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.

Dai-me de novo a alegria da vossa salvação *
e sustentai-me com espírito generoso.
Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos *
e os transviados hão-de voltar para Vós.

Ó Deus, meu Salvador, livrai-me do sangue derramado *
e a minha língua proclamará a vossa justiça.
Abri, Senhor, os meus lábios *
e a minha boca anunciará o vosso louvor.

Não é do sacrifício que vos agradais *
e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis.
Sacrifício agradável a Deus é o espírito arrependido: *
não desprezareis, Senhor, um espírito humilhado e contrito.

Pela vossa bondade, tratai Sião com benevolência, *
reconstruí os muros de Jerusalém.
Então Vos agradareis dos sacrifícios devidos, †
oblações e holocaustos, *
então serão oferecidas vítimas sobre o vosso altar.










Comentários