Parábola - A Carroça


Uma das grandes preocupações do meu pai, quando era pequeno, era fazer-me compreender o quanto a cortesia é importante na vida. Por várias vezes percebi o quanto lhe desagradava o hábito que certas pessoas têm de interromper quando alguém está a falar. Eu incidia muitas vezes nesse erro. E, embora visivelmente aborrecido, ele nunca ralhou comigo, o que me surpreendia bastante.
Certa manhã, bem cedo, convidou-me para ir ao bosque para ouvir o cantar dos pássaros. Concordei, com grande alegria, e lá fomos nós humedecendo o nosso calçado com o orvalho da relva. Ele deteve-se numa clareira e, depois de um pequeno silêncio, perguntou:
- Estás a ouvir alguma coisa além do canto dos pássaros?
Apurei o ouvido alguns segundos e respondi:
- Estou a ouvir o barulho de uma carroça que deve estar a descer pela estrada.
- Isso mesmo... É uma carroça vazia...
De onde estávamos não era possível ver a estrada e eu perguntei admirado:
- Como podes saber que está vazia?
- É muito fácil saber. Sabes por quê?
- Não! - respondi intrigado.
O meu pai pôs as mãos nos meus ombros, olhou bem no fundo dos meus olhos, e explicou:
- Por causa do barulho que faz. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.
Não disse mais nada, porém deu-me muito em que pensar.
Tornei-me adulto e, ainda hoje, quando vejo uma pessoa tagarela e inoportuna, interrompendo intempestivamente as conversas, ou quando eu, por distracção  me vejo prestes a fazer o mesmo, ouço a voz de meu pai que, na clareira do bosque, me ensinou: ''Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz..''

[AUTOR DESCONHECIDO]


Comentários