Oração




Cântico das Criaturas

Cântico Refrão: Altíssimo, Omnipotente e bom Senhor, a Ti toda a honra, toda a glória, a ti o louvor.

1. Altíssimo, omnipotente, bom Senhor,
 2. a ti o louvor, a glória, a honra e toda a bênção.
 3. a ti só, Altíssimo, se hão-de prestar e nenhum homem é digno de te nomear.

Cântico Refrão: Altíssimo, Omnipotente e bom Senhor, a Ti toda a honra, toda a glória, a ti o louvor.

1. Louvado sejas o meu Senhor, com todas as tuas criaturas,
2. Especialmente o meu senhor irmão Sol, o qual faz o dia e nos alumia. E ele é belo e radiante, com grande esplendor: e de ti Altíssimo, nos dá a imagem.

Cântico Refrão: Altíssimo, Omnipotente e bom Senhor, a Ti toda a honra, toda a glória, a ti o louvor.

3. Louvado sejas ó meu Senhor,
1. pela irmã lua e as estrelas: no céu as acendeste, claras, e preciosas, e belas.

Cântico Refrão: Altíssimo, Omnipotente e bom Senhor, a Ti toda a honra, toda a glória, a ti o louvor.

2. Louvado sejas ó meu Senhor,
3. pelo irmão vento, e pelo ar, e nuvens, e sereno, e todo o tempo, por quem dás às tuas criaturas o sustento.

Cântico Refrão: Altíssimo, Omnipotente e bom Senhor, a Ti toda a honra, toda a glória, a ti o louvor.

1. Louvado sejas ó meu Senhor,
2. pela irmã água, que é tão útil, e humilde, e preciosa, e casta.

Cântico Refrão: Altíssimo, Omnipotente e bom Senhor, a Ti toda a honra, toda a glória, a ti o louvor.

3. Louvado sejas ó meu Senhor,
1.pela nossa irmã, a Mãe terra, que nos sustenta e governa, e produz frutos variados, com flores coloridas e verduras.

Cântico Refrão: Altíssimo, Omnipotente e bom Senhor, a Ti toda a honra, toda a glória, a ti o louvor.

2. Louvado sejas, ó meu Senhor,
3. por aqueles que perdoam por teu amor,  e suportam enfermidades e tribulações.
1. Ditosos os que as suportam em paz, por ti, Altíssimo, serão coroados,
2. Louvado sejas, ó meu Senhor,
3. por nossa irmã, a morte corporal, à qual nenhum vivente pode escapar.
1. Ai daqueles que morrem em pecado mortal!
2. Ditosos os que cumpriram tua santíssima vontade, porque a segunda morte não lhes fará mal.

3. Louvai e bendizei o meu Senhor, e dai-lhe graças e servi-o com grande humildade.

Cântico Refrão: Altíssimo, Omnipotente e bom Senhor, a Ti toda a honra, toda a glória, a ti o louvor.
Adaptação: Acácio Sanches. 
    
Escutar o cântico “Tu me conheces” – CD- água Viva
Salmo de quem canta o amor de Deus
Como tu és grande, Senhor!
e que bom é louvar-Te e dar-Te graças,
porque nunca Te cansas de amar a humanidade.
Que alegria sente o meu coração ao saber que pensas em mim!
Todos os problemas, desilusões e vendavais desaparecem, porque me sinto plena de paz.
Quem me afastará do teu amor?

No meio da cruz, reafirmaste o teu amor,
perdoando aos teus verdugos.
Quem me afastará do teu amor?
No meio dos insultos, dos gritos e das torturas, pedias às mulheres que não chorassem por Ti, mas pelos que Te suplicavam.
Quem me afastará do teu amor?

Quando todos queriam condenar a mulher
adúltera, Tu olhaste-a com amor,
perdoaste-a e salvaste-a da morte certa,
Quem me afastará do teu amor?

Quando Maria Madalena banhou os teus pés com lágrimas, enquanto a gente murmurava e falava mal dela, Tu dirigiste-lhe a palavra, não para condenar, mas para lhe concederes o perdão.
Quem me afastará do teu amor?

Por anunciares a verdade, perseguiram-te, prepararam um juízo, com testemunhos falsos, compraram o povo para que pedisse a tua condenação. No fim, condenaram-te ao suplício mais indesejado; a uma morte destinada à escória da sociedade. Mas, na cruz, perdoaste a todos.
Quem me afastará do teu amor?

Ao morreres, ficámos órfãos.
Mas deste-nos à tua mãe, como nossa Mãe. Ela acompanhou os discípulos,
naqueles três dias intermináveis
e hoje continua a acompanhar-nos
no nosso peregrinar diário.
Quem me afastará do teu amor?

Pedro negou - Te três vezes, as três em tom de enfado. Os restantes discípulos desapareceram. Ninguém sabia onde estavam. Todos se esconderam e ninguém queria saber nada de ti. Porém, ao terceiro dia ressuscitaste, apareceste aos doze e em vez de lhes lançares na cara o seu comportamento, a sua cobardia, a sua fuga, disseste-lhes com palavras cheias de amor, "a paz esteja convosco"
Quem me afastará do teu amor?

Nada nem ninguém, Senhor
nada nos afastará do grande amor que tens por nós. Nem as espadas, nem as guerra, nem a perseguição, nem sequer as nossas dívidas.
Como és grande, Senhor!

Leitura Bíblica
«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai. (Jo15,9-15)

Partilha
Oração final - Toma as minhas mãos

Toma as minhas mãos, Senhor
E usa-as como se fossem Tuas.
Sejam instrumentos de amor
A iluminar e a aquecer.

Toma os meus pés, Senhor
E usa-os como se fossem Teus.
Sejam mensageiros do amor.
No caminho dos irmãos

Toma meu coração, Senhor
E usa-o como se fosse Teu.
Seja expressão do Teu amor, Senhor
Do Teu infinito amor.

Toma tudo o que sou, Senhor
Renovo com amor a minha entrega.
Seja sinal da minha gratidão
Minha vida em tuas mãos.

Cântico final: Entoemos hinos oo… ao Senhor cantemos oo.. Louvai a Deus Terra inteira. Aleluia, Aleluia.     

Comentários