Páscoa - A Rocha


Leitura - Do Evangelho segundo S. João (21, 15-17)

Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro:
- Simão, filho de João, tu amas-Me mais do que estes?
Pedro respondeu:
- Sim, Senhor, tu sabes que Te amo.
Jesus disse-lhe:
- Apascenta os meus cordeiros.
Perguntou-lhe Jesus pela segunda vez:
- Simão, filho de João, tu amas-Me?
Respondeu-lhe:
- Sim, Senhor, tu sabes que Te amo.
Jesus disse-lhe:
- Toma conta das minhas ovelhas.
Jesus perguntou-lhe terceira vez se o amava, e respondeu-lhe:
- Senhor, Tu sabes tudo. Bem sabes que te amo.
- Toma conta das minhas ovelhas.

Comentário

Pedro, quando viu o seu amigo Jesus a ser preso e torturado, teve medo de dizer que era do grupo dos seus amigos. Depois arrependeu-se de ter atraiçoado Jesus. Pedro era um homem de altos e baixos.
Agora Pedro fez o contrário: três vezes afirma que o ama com todo o coração. E Pedro é escolhido por Jesus para pedra fundamental da sua Igreja. Pedro quer dizer pedra, rocha.
Precisamos de alguém que, com a sua palavra, nos dê certezas, seguranças, pontos de referência, quando se trata de saber o que devemos acreditar e como nos devemos comportar. Essa rocha é o Papa, sucessor de Pedro.

Oração

Senhor, que no meio de tantas palavras que ouvimos saibamos distinguir a palavra do sucessor de Pedro.

Comentários